sexta-feira, 8 de junho de 2012

Música brasileira investe pesado em onomatopeias


Por Lorena Brum

As onomatopeias estão em alta entre as músicas do século XXI. Quando Michel Teló estourou nas paradas de sucesso com “Ai, se eu te pego”, um turbilhão de críticos da música nacional se mobilizaram para ridicularizar o intérprete da canção pela 'pobreza' da letra. Nas redes sociais, usuários criaram charges, que se espalharam por milhares de pessoas, que faziam comparações entre a década de 60 e os dias de hoje: enquanto uma garota jovem e bonita daquele tempo era flertada com os versos de “Garota de Ipanema”, de Vinícius de Moraes, às belas moças de hoje só resta se contentar com um “Ai, se eu te pego”. Mas o tempo mostrou que essa perseguição é injusta. Se comparar as canções antigas com os sucessos mais recentes do sertanejo universitário que bombou na internet e trouxe de volta a moda dos refrãos repetitivos de onomatopeias, Michel Teló se tornou o poeta mais bem recompensado de sua geração.

As construções sintáticas mais complexas da gramática, como “Sábado, na balada, a galera começou a dançar [...]”, viraram coisa rara entre os hits brasileiros. Agora, as mulheres bonitas correm o risco de ouvir não só o “Ai, se eu te pego”, mas o derivado mais direto “Ai, ai! Ai, ai, ai, ai! Assim você mata o papai”, do grupo Sorriso Maroto. Porém, se o tal rapaz for ainda mais ousado, é bem provável que ele vá chamá-la logo para o “lê lê lê”, o “tcherere tchê tchê” ou “tchu tchá tchá” - que não são palavras nenhuma, e nem querem dizer nada, mas são ruídos bucais que, acompanhados de uma 'boa' coreografia de quadris, não deixam dúvidas do sentido de tal intenção. Não adianta fugir da realidade. Nas pistas de dança, nas telas da TV, não há quem consiga evitar o gênero ao inédito “Oi oi oi”, da dança angolana Kuduro, que voltou a mil por hora na novela Avenida Brasil, da Rede Globo.

Agora, os intérpretes de “Eu quero tchu, eu quero tchá”, os sertanejos João Lucas e Marcelo, tem sido os mais beneficiados pelo fenômeno da onomatopeia. O hit encantou o jogador Neymar, que até criou uma dancinha futebolística para comemorar seus gols, e chegou a participar de um clipe com a dupla. A exaustiva repetição do refrão levou a música ao primeiro lugar na lista de downloads do iTunes no Brasil.

Conheça os refrãos mais pegajosos da música brasileira, da década de 1940 aos dias de hoje:

O meu ganzá faz chica chica boom chic p'ra eu cantar o chica chica boom chic”
CHICA CHICA BOOM CHIC – Carmen Miranda – 1941

Bim bom bim bim bom bom. É só isso o meu baião e não tem mais nada não”
BIM BOM – João Gilberto – 1958

Tetê tê tê, têtêretê, tê tê, têtêretê, tê, tê, têtêretê, tê tê...”
TAJ MAHAL – Jorge bem – 1972

Segura o tchan, amarra o tchan, segura o tchan ,tchan ,tchan, tchan, tchan”
MELÔ DO TCHAN – Gera Samba – 1995

Aê, aê, aê, aê, êh, êh, êh, êh, ô, ô, ô, ô, ô”
PREFIXO DE VERÃO – Netinho – 1996

Bom, xibom, xibom, bombom”
XIBOM BOM – As meninas – 1999

Créu, créu, créu, créu, créu...”
DANÇA DO CRÉU – MC Créu – 2008

Mas acontece que eu sorri para ti, e aí, larari, larari, pom, pom, pom”
SE EU SOUBESSE - Chico Buarque – 2011

Tchê tcherere tchê tchê, tcherere, tchê tchê, tcherere tchê tchê, tchereretchê, tchê, tchê, tchê, Gustavo Lima e você”
BALADA BOA – Gustavo Lima – 2012

Oi, oi, oi, oi, oi, oi, vem pra quebrar com tudo, vamos dançar com tudo.”
VEM DANÇAR COM TUDO – ( Versão) Robson Moura e Lino Krizz - 2012

Sou simples mas eu garanto, sei fazer o lê lê lê, lê lê lê”
LÊ LÊ LÊ – João Neto e Frederico - 2012

Ai, ai! Ai, ai, ai, ai, assim você mata o papai”
ASSIM VOCÊ MATA O PAPAI – Sorriso Maroto – 2012

eu quero tchu, eu quero tchá. Eu quero tchu tchá tchá tchu tchu tchá”
EU QUERO TCHU, EU QUERO TCHÁ – João lucas e Marcelo - 2012

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