quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Reparo histórico

A liberdade de expressão, de pensamento e de informação é direito de todos nós. Assim é pautada a imprensa, responsável pela qualificação e veracidade dos temas do cotidiano que estampam jornais, blogs, revistas, sites, ouvimos nas rádio e garantimos as audiências nas TVs.  Para assegurar tal direito o Senado aprovou a Proposta de Emenda à Constituição tornando inconstitucional o fim do diploma de jornalismo. A PEC, que vem reparar a legitimidade dos portadores de diploma de nível superior para o exercício da profissão, obteve 65 votos a favor e sete contrários.

“Qualquer profissional, tratando da sua profissão pode expressar-se em qualquer lugar. Estamos falando do exercício da profissão de jornalismo. Isso é outra coisa completamente diferente. Se temos universidades, faculdades, que não tínhamos no passado, hoje, precisamos valorizar, sim, a profissão do jornalista”, defendeu o senador Wellington Dias (PT-PI).

A PEC dos Jornalistas é uma luz no fim do túnel e uma correção histórica, já que o Supremo Tribunal Federal – STF, em 17 de agosto de 2009, entendeu que melhor seria acabar com a obrigatoriedade do diploma de jornalismo. Na época o presidente do STF, Gilmar Mendes, relator do caso, entendeu que o Decreto-lei 972/69, editado durante a ditadura militar, afronta a Constituição Federal. Para Gilmar Mendes o Estado não estava legitimado para exercer limitações ao exercício profissional. Na sua visão o decreto cercearia o direito ao trabalho e ao acesso à liberdade de expressão a qualquer brasileiro de expressar o que pensa através dos meios de comunicação de massa. Ou seja, qualquer pessoa poderia expressar abertamente seus pensamentos ou ideias em horário nobre, mas não foi o que aconteceu. Nada mudou e os veículos de comunicação continuaram traçando seu perfil de empregabilidade de jornalistas com base na formação acadêmica.

A PEC dos jornalistas ainda precisará ser votada em segundo turno no Senado. Depois a jornada seguira até a Câmara dos Deputados, onde ser votada em dois turnos. Já é um avanço rumo à qualidade da informação e a garantia do cidadão em ser informado sobre tudo o que acontece de bom ou de ruim contra ele e a própria Pátria.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Antenado mas, com os pés no chão

O mundo continua em constante evolução, seja na tecnologia, no comportamento, nas formas de ver a vida e os próprios paradigmas. Cada vez mais as pessoas estão dispostas a enfrentar seus problemas e buscar um ideal de vida, de saúde e longevidade. Melhor espaço no mercado de trabalho, estética mais compatível com as exigências do perfil ideal feminino, e por que não incluir o masculino. Vejamos o exemplo de mudança de comportamento que a Primavera Árabe promoveu. Ditadores perderam seus tronos e a população, outrora reprimida, é que procura ditar o que pode ser melhor para suas vidas. Alguém poderia acreditar que um dia tal fato seria possível?

Sinal dos tempos tecnológicos que nos mostram a evolução de um planeta que pensava e respirava conflitos políticos e míticos, intrigas entre governos, Guerra Fria e extermínio nuclear eminente, para uma sociedade preocupada com a própria sobrevivência sustentável.

Se “pra frente é que se anda”, não podemos deixar de “olhar pra traz” e aprender com nossos erros, lembrar os momentos nostálgicos de alegria e amor.

As passagens que a história recente da humanidade escreveu servirão de advertência para que as novas gerações entendam que o poder absoluto não passa de uma ilusão e que o importante é servir aos súditos. Que a velha e decantada “Amélia, mulher de verdade”, não passou de letra de música e que o mercado de trabalho é para todos os sexos. Que não ocorra mais o assédio e a intolerância sexual. E que a nostalgia dos velhos sucessos preencham nossos corações de amor, fraternidade e felicidade, recordando que música tinha letra e melodia naqueles tempos.

Obrigado globalização, mas não vou deixar de preservar minhas raízes!

Leiam os blogs parceiros e deixem a essência da vida e da evolução fluir.

domingo, 23 de outubro de 2011

Música, Literatura e nada pra fazer....

Em pleno horário de Verão, sol forte e mar bem agradável, embora com águas ainda geladas, os Cariocas curtem o fim de semana apostando em diferentes atividades como ler um bom livro – acompanhe no blog Palcos Culturais – ou até ouvir músicas fora do trivial cotidiano. O blog Agulhas no Vinil aponta algumas boas dicas. Imperdível!

Mas existem aquelas que optam em nada fazer. Sim, ficar de pernas para o ar pensando na vida ou, simplesmente, não pensando em nada. O blog Poderosas conta como driblar a vida atribulada do cotidiano profissional das mulheres.

Por escrever sobre vida atribulada, mais uma semana se inicia e a contagem regressiva para a chegada das festas de fim de ano já é um dos temas mais comentados nas redações, empresas e universidades. Todos contando os dias para não pensar em trabalho, reuniões, aulas, provas e trocar tudo por curtir uma praia, viajar por esse Brasil de Deus, saborear comidas típicas.........

E você, já sabe o que vai fazer no próximo momento de folga?

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Divas, Sexo e muito Humor

O Rock In Rio deixou lembranças e um mercado ativo para que novas bandas, artista, shows e os tradicionais bares com música ao vivo retomassem, em alta, a preferência dos consumidores que buscam por lazer pela cidade. 
(Foto da Banda Queen que marcou o primeiro evento)


No Castelo de Blogs Tina Turner, considerada a Rainha do Rock e do Pop ao longo de sua carreira, é um dos destaques, no Agulhas no Vinil.

Tema pra la de badalado nas rodas de amigas, as relações entre homens e mulheres, em um olhar todo especial do PodeRosa. Para elas, ainda bem que nós não entendemos de mulher, o que seria muito chato na visão das blogueiras




Os especialistas confirmam: o riso é a melhor terapia para todos os males do cotidiano moderno. É o que nos conta o Palcos Culturais, entre outras peças teatrais que brilham nas noites cariocas. Imperdível!


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Sem limites, sem fronteiras

Um Castelo de Blogs chegou!

Nosso projeto acadêmico objetiva difundir informações sobre cultura, comportamento e novidades do mundo da Comunicação através dos blogs vinculados ao Castelo.

A tecnologia nos permite utilizar a web como um espaço democrático ao acesso ilimitado a informação, pesquisa, conteúdos e notícias que nos ajudarão no desenvolvimento profissional e na construção do conhecimento, tão necessário para a prática jornalística com responsabilidade.

Enquanto alunos de comunicação podemos exercitar livremente a produção de notícias sem estarmos vinculados a algum veículo de comunicação de massa tradicional, onde estas linhas, talvez, não estivessem disponíveis para sua leitura.

A internet se tornou uma ferramenta de grande valia para nossas pretensões profissionais, permitindo expor ao público nossas ideias, pensamentos e opiniões sobre os mais variados temas do cotidiano.

Sem limites e sem fronteiras, o conhecimento está ao alcance de todos através da telinha de seu computador. Venha conosco e entre neste mundo mágico da informação digital.